Reunião do Pequeno Grupo

Reunião do Pequeno Grupo

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

GALARDÃO DE ALEGRIA!

"ALEGRAI-VOS E EXULTAI, PORQUE É GRANDE O VOSSO GALARDÃO NOS CÉUS; PORQUE ASSIM PERSEGUIRAM AOS PROFETAS QUE FORAM ANTES DE VÓS".
                                                                         Mateus:5-12
Galardão é uma recompensa! A recompensa é sempre um prêmio por reconhecimento de um bom serviço ou feito louvável. O texto acima nos diz que os que são perseguidos receberão galardão nos céus. Entretanto, este galardão não é dado para os que sofrem qualquer tipo de perseguição, mas para aqueles que são perseguidos por causa da justiça. Na carta de Paulo aos Coríntios lemos: "Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor".ICo:15-58. "Não é vão" quer dizer será recompensado, galardoado, e  por praticar obra de justiça é que somos muitas vezes perseguidos. Alegrai-vos e exultai, em quê? Na perseguição! Os cristãos que são perseguidos por causa da justiça são felizes e alegram-se porque têm a certeza de um galardão nos céus, melhor do que qualquer recompensa terrena, como diz a Palavra: "Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus".Ef:6-6. Façamos pois a vontade do nosso Deus tendo uma vida digna e reta, e não nos preocupemos com as possíveis perseguições, porque nosso Pai Celestial nos recompensará.

SEREI UM DAQUELES QUE TERÃO GALARDÃO NOS CÉUS?

''manancial''

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CREIO, MAS... leitura Marcos:9-14 a 27

                                Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!
                                                      Marcos:9-24
O texto de hoje mostra-nos um homem em grave crise de fé: declarou crer ao mesmo tempo em que confessava a sua incredulidade. Estranho, não? Na verdade, ele cria..., cria, mas já não tinha tanta certeza que fosse possível acontecer o que desejava. Será que nós também não nos achegamos a Deus muitas vezes de forma semelhante? Cremos que o que estamos pedindo é possível, mas não conseguimos acreditar que o será. Veja que aquele homem tinha razões para crer duvidando, seu filho estava doente desde pequeno e certamente já tinha consultado muitos médicos. Finalmente, ouviu falar de Jesus e dos milagres que Ele realizava. Procurou-o, mas foi atendido pelos discipulos, que não conseguiram dar a solução. Nisto Jesus intervém e, enquanto conversa, o menino entra em mais uma de suas crises, em meio ao desespero de ver o filho, outra vez oprimido o pai roga a Jesus: se ele pode fazer alguma coisa em favor deles que o faça. Jesus responde: "Se podes?...Tudo é possível àquele que crê" (v.23). Lemos então a surpreendente resposta daquele pai, para ele Jesus também parecia não ter a solução. Ele queria crer, mas já não conseguia, e com apenas um restinho de fé, se é que podemos chamar de fé, afirmou crer enquanto confessava que não cria! Com certeza ele não foi o único, também em nossos dias, muitos, pelo muito sofrer, buscam as soluções sem de fato crer que elas possam existir. Se esse é o seu caso, saiba o seguinte: Jesus não ficou impossibilitado de ajudar por causa da pequena fé daquele pai. O menino foi curado! Jesus também não está limitado por causa de nossa fé desnutrida pelas crises que sofremos. Se for o caso com o restinho de fé que sobrou a você, achegue-se a Jesus e torne sua essa oração. Mesmo com apenas um fio de esperança, diga pela fé: "Eu creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade"!

GRAÇAS  A  DEUS, O  GRANDE  PODER  DE  JESUS  NÃO  ESTÁ  LIMITADO  À  NOSSA  PEQUENA  FÉ.

Pão diário

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PROVAS DE AMOR!

                           ''SE ME AMARDES, GUARDAREIS OS MEUS MANDAMENTOS''
                                                                        João:14-15
O verso acima mostra-nos mais uma vez o quanto Jesus é amoroso e compreensível com o homem. Ele estabelece uma condição desafiante aos seus discípulos: guardar os seus mandamentos como prova do amor por Ele. Porém esta condição foi entregue aos que o seguem, porque ele sabia que só estes teriam condições para atendê-la, porque não estão sozinhos; pois, ao subir para junto do Pai, Jesus nos compensou com a vinda do Ajudador, o Espírito Santo.  O Espírito Santo foi enviado para que nós hoje não ficássemos sozinhos e para ser o nosso guia e líder em todo o tempo. Enfim, a missão do Ajudador é  a de nos orientar neste mundo conflitante. E somente dará provas de amor a Jesus Cristo, aquele que permitir que o Espírito Santo seja seu agente direto, um influenciador e ajudador. Quando isto acontece, aí sim vencemos as duras provas deste mundo, guardando os mandamentos do nosso Senhor Jesus até que Ele volte!

Obediência é prova de amor...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

IDEAL DE PERFEIÇÃO

''Sede vós, pois, perfeitos como é perfeito o vosso Pai celestial'' (Mateus:5-48)
''O destino de nossa vida pode ser resumido em duas palavras: perfeição e unidade''(Clutton Brock). A perfeição é o supremo ideal de Deus para seus filhos. O crente nunca deve pensar que já atingiu a perfeição na vida presente. Popularmente se diz: Perfeito, só Deus! Temos, pois consciência de que só atingiremos a perfeição no céu, mas devemos buscá-la, porque não é uma alternativa para a nossa vida, mas uma ordem de Jesus. Ele disse: Sede, pois perfeitos e, em seguida apresenta o Pai como modelo. Na Bíblia há várias passagens em que Deus ordena que os crentes busquem esse alvo. Ele disse a Abraão: ''Anda na minha presença e sê perfeito'' Gn:17-1, mesmo não tendo sido perfeito Abraão aproximou-se do alvo. Seu caráter  era dos mais fortes e sua fé digna de apreço. A ordem de Deus a Abraão - "anda na minha presença e sê perfeito'', é a mesma para nós no presente. Andemos sempre na presença de Deus e assim estaremos nos aproximando do ideal de perfeição. Deus!

ESTOU BUSCANDO CADA DIA APERFEIÇOAR A MINHA VIDA?

sábado, 22 de janeiro de 2011

PRIMEIRO AMOR!

“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” .
                                                                                             Apocalipse:2-4,5
Infelizmente, essa ameaça de Jesus logo aconteceu, a igreja de Éfeso que estava onde hoje é a Turquia, desapareceu e não há mais nada que a lembre, onde antes brilhava a luz do Evangelho hoje se proclama o islamismo. Onde antes havia o “candeeiro” da Palavra de Deus, hoje estão os minaretes das mesquitas islâmicas. A igreja tinha abandonado o primeiro amor, e não voltou a ele tendo conseqüências desastrosas, mas o que é esse primeiro amor?
O PRIMEIRO AMOR NÃO É!
Ele não é necessariamente o amor que tínhamos no começo de nossa vida cristã (do ponto de vista puramente temporal), quando encontramos a Jesus. O verdadeiro amor é mutável, mas não no sentido de diminuir repentinamente, um exemplo é o casamento. Existe a fase inicial de “paixão”, e a fase posterior de “amor”. Na hora da “paixão”, os sentimentos têm um papel muito forte. Mais tarde essa agitação emocional diminui, mesmo que o amor não tenha diminuído; ele apenas ficou mais constante, afeiçoado e fiel. No começo, o coração bate forte quando abrimos uma carta da pessoa por quem nos apaixonamos. Depois de vinte anos de casamento, provavelmente não sentimos mais tanta emoção quando recebemos um cartão ou uma carta do cônjuge, mesmo que o amor seja muito grande. Isso significa que o amor verdadeiro é mais do que um simples sentimento, que tem papel tão importante quando alguém se apaixona. Depois que a relação se consolida e alguns anos de casamento se passam, o amor de um pelo outro não depende mais só dos sentimentos, mas fica mais constante e profundo. Na verdade é normal que depois de alguns anos seguindo a Jesus, um filho de Deus não tenha mais o mesmo sentimento ou a mesma emoção do início de sua vida cristã. Mas isso não significa que agora amemos menos a Jesus que no inicio da conversão. Podemos estar no primeiro amor mesmo sem essas emoções que nos assaltam.
O QUE É O PRIMEIRO AMOR?
A expressão “primeiro amor” não se refere tanto ao tempo em que está mas sim à qualidade, à importância que tem. O essencial é que o amor a Jesus ocupe o primeiro lugar em nossa vida, seja o principal e melhor; importa que as prioridades estejam na ordem correta, um marido que passa a colocar os esportes, a televisão ou seu hobby à frente da esposa com o passar dos anos (mesmo sendo fiel, gostando muito dela, não imaginando sua vida sem ela), ele na verdade abandonou o seu primeiro amor em relação a esposa. Quando a paixão e a devoção a Jesus diminuem, o primeiro amor por Ele já foi abandonado. Esse principal e melhor amor não pode ser substituído por perfeccionismo, nem por esforços e perseverança, nem evitando maus pensamentos e ações. Revelar o mal, trabalhar e sofrer para o Senhor também não resolve, isso tudo é bom e necessário, afinal, o próprio Senhor reconhece que são atitudes elogiáveis (Ap 2.2-3); mas elas também podem partir de um hábito puramente mecânico, e ficar engessadas em formalismo e tradicionalismo. Deus quer nosso amor inteiro e completo, sem dividi-lo com ninguém (Mt 22.37). Nosso espírito, coração e sangue pertencem somente a Ele. O Senhor não quer somente a honra, mas toda a devoção dos que se voltam para Ele em amor. O amor verdadeiro é mais do que um simples sentimento, em muitas igrejas tudo corre conforme os padrões bíblicos, e não há nada que se possa dizer contra elas, ainda assim, falta o primeiro amor ao Senhor, pois a vida estruturada da igreja tomou o lugar de Jesus. O Senhor Jesus deve estar sempre em primeiro lugar e esse primeiro amor a Ele é que deve impulsionar o que fazemos por Ele, e não o contrário. Era isso que Jesus estava querendo dizer aos cristãos da igreja em Éfeso: para eles, agir em nome do Senhor vinha antes, e o amor profundo a Jesus estava só em segundo lugar; a rotina descompromissada tinha passado acima da vida espiritual. Temos um exemplo de primeiro amor por Jesus! “Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”Lc:10-38 a 42. Marta se empenhou para que Jesus fosse recebido dignamente com a melhor comida e bebida, e com certeza não fez isso sem amor. Mesmo assim, o Senhor precisou adverti-la; mas sua irmã Maria foi elogiada por Ele. Devemos fazer uma coisa sem deixar a outra de lado – mas as prioridades devem estar na ordem certa. Esse acontecimento mostra que Maria escolheu a atitude melhor, o que nos dá um exemplo do “primeiro amor” a Jesus. Importa primeiro sentar aos Seus pés, ouvir a Sua palavra e reconhecer a Sua vontade. Esse primeiro amor ao Filho de Deus não existe sem que a Sua vontade seja feita. Que contraste com as palavras de Jesus: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. O primeiro amor havia sumido e por isso a igreja de Éfeso corria perigo de perder sua luminosidade, no exemplo acima, quem brilha mais? Marta ou Maria?
PRIMEIRO JESUS!
A visita de Jesus à casa de Maria e Marta e o ato de amor de Maria mostram claramente a importância que o Senhor dá à dedicação completa de todo o nosso amor a Ele, ao nosso viver com Ele e a partir dEle e ao serviço devotado que brota dessa ligação vital. O princípio é este: primeiro amor profundo a Jesus e só então serviço em Seu favor. É muito importante ouvi-lO e adorá-lO por meio do estudo da Bíblia, da oração, do silêncio em Sua presença. Infelizmente é possível esgotar-se pelo Senhor mesmo que tenhamos nos tornado indiferentes em relação à comunhão com Ele. Devemos fazer o primeiro sem desprezar o segundo – ou teremos abandonado o primeiro amor. O principal amor deve ser devotado ao Senhor Jesus, que amou primeiro os Seus – por meio de Seu sofrimento e da Sua morte vicária na cruz, assim como através de Sua ressurreição e ascenção aos céus. Em outras palavras: Ele precisa ser o primeiro em nossas vidas. O Senhor Jesus expressou dessa forma radical a seriedade absoluta com que encara esse primeiro amor a Ele: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”
Mt:10.37. O Senhor encontrou muitas coisas boas entre os cristãos da igreja em Éfeso (cf. Ap 2.2-3), mas Ele em si não era mais o Melhor e Primeiro entre eles. Alguém disse, com muita propriedade: “O bom é inimigo do excelente”. Mais uma vez: o melhor – o primeiro amor a Jesus – deve vir antes de qualquer outra coisa. Quando permitimos que algo venha antes do “primeiro amor”, então este passa a ser o segundo ou até mesmo o terceiro amor. O seu amor pertence primeiro ao Senhor Jesus? Ele tem prioridade absoluta em sua vida? Você realmente coloca todo o resto depois dEle em sua vida? Você se esforça para prestar atenção ao que Ele diz quando procura lhe falar por meio de Sua Palavra na Bíblia, a fim de ter comunhão verdadeira com Ele? Você continua a amar o Senhor Jesus sobre todas as coisas quando perde tudo aquilo que lhe é caro, quando, por algum motivo, não pode mais trabalhar ou se movimentar? Você aprendeu a amá-lO sobre todas as coisas? Você escutou e aplicou a tempo em sua vida a advertência de Jesus para os cristãos de Éfeso? O Senhor descreveu o significado do verdadeiro discipulado com estas palavras extremamente sérias: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”Lc:14.33. Certa vez Charles H. Spurgeon contou esta emocionante história, que combina muito bem com o tema do “primeiro amor”: "Nós amamos nossas famílias, mas em comparação a Ele podemos odiar pai, mãe, irmãos e irmãs por amor do Seu nome". Quando certo mártir estava para ser queimado, trouxeram-lhe sua esposa e seus onze filhos para tentar convencê-lo a renegar sua fé. Ordenaram aos seus familiares que um a um se ajoelhassem à frente dele, pedindo-lhe que negasse sua fé e vivesse por amor à família. Mas, beijando um após o outro e demorando-se junto à mulher amada, ele disse: ‘‘Por amor de vocês, meus queridos, gostaria de fazer algo que me permitisse continuar vivendo com minha família; mas como se trata de Cristo, meu Senhor, preciso me afastar de vocês”.


extraído: http://www.chamada.com.br)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TEMPO DE DEUS... leia II Pedro:3-8,9

''Jesus lhes disse: Para mim ainda não chegou o tempo certo; para  vocês qualquer tempo é certo". João:7-6
Nosso tempo cronológico é diferente do tempo de Deus, que é eterno e não possui nenhuma limitação temporal. Quando Moisés diz que não sabe o nome de Deus, o Senhor responde: "Eu sou o que sou"Êx:3-14. Em Deus não há passado e nem futuro, Ele é eternamente, sem mudança ou envelhecimento: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre"Hb:13-8. No texto acima de II Pedro  o apóstolo faz uma referência ao Salmo:90-4 fazendo um jogo de palavras: "um dia de Deus corresponde a mil anos dos homens e mil anos de Deus são iguais a um dia dos homens". Enquanto ficamos  ansiosos e pensamos que Deus demora, ele está sendo paciente. Ele não vive pressionado pelo relógio! Não há como calcular seu tempo - e aqui cabe o texto de Is:55-9 que diz: "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos que os seus pensamentos". Enquanto Jesus não volta para a consumação da história, o que podemos fazer em nosso tempo? Se amamos a Deus, devemos procurar viver de uma forma que o agrade. No livro do profeta Miquéias:6-8 encontramos o que o Senhor deseja que façamos: "Ele mostrou a você, ó homem, o que  é bom e o que o Senhor pede de ti; que pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus". Podemos andar com Deus todos os dias, obedecendo ao Senhor em nosso tempo. E quando nosso tempo aqui na terra terminar, experimentaremos como é o tempo de Deus - a eternidade, se você vai passá-la  com Deus ou longe dele (no inferno) depende de sua resposta a Cristo: "Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho de Deus não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele"Jo:3-36.
Como você quer viver neste tempo e na eternidade?

A ETERNIDADE NÃO CABE EM NOSSO TEMPO, MAS VOCÊ CABE, NA ETERNIDADE COM DEUS!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OLHAR DE FÉ! ler (Números:21-4 a 9)

"Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessario que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna".                    João:3-14,15
O povo de Israel já não tinha mais ânimo, a caminhada era longa demais. Parecia que estavam retornando ao Mar Vermelho, pois davam voltas e mais voltas, por anos e anos. Inpacientes, novamente reclamaram, e o castigo de Deus veio sobre eles em forma de serpentes venenosas, e muitos foram mortos(v.6). O povo, então pediu a Moisés que orasse por eles, para que Deus afastasse as serpentes que traziam morte. Após a oração, o Senhor apresentou a solução para aquele problema. Nem tudo estava perdido, porque Deus amava aquele povo como nos ama também. Uma serpente de bronze deveria ser levantada num poste, e todo aquele que ao ser picado olhasse para ela, seria curado. Era um olhar de fé! Deus via a fé da pessoa e respondia com a cura. Deus mostrou o que fazer naquela situação no deserto, e também em nossos dias Ele anuncia como podemos escapar da morte - e neste caso da morte espiritual e eterna. A humanidade foi "mordida" por uma serpente que é  Satanás, e ficou envenenada com o pecado (tudo que desagrada a Deus). Então, Jesus veio ao mundo e anunciou que tinha sido enviado po Deus para curar todos os que para ele olhassem com fé! Como a serpente  de bronze no deserto Ele foi levantado, pregado numa cruz para que as pessoas não morressem mais. É necessário contudo que você olhe com fé para Jesus, fixe sua atenção nele, e se arrependa de todos os seus pecados  entregando a ele a sua vida. Se você fizer isso, renunciando a si mesmo e buscando a cura e  o perdão em Cristo, você terá nova vida aqui na terra e a vida eterna com Deus no céu. Não há como escapar da morte eterna sem este olhar de fé para Jesus, o único que pode nos curar e proporcionar a eternidade com o Pai.

OLHE COM FÉ PARA CRISTO E NELE ENCONTRE A VIDA!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ALÉM DAS EXPECTATIVAS...

"Ora, aquele que é poderoso para fazer muitíssimo mais que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera". Efésios:3-20
O apóstolo Paulo está encerrando sua oração no texto acima em favor dos Efésios. De repente ele dá um grito de exaltação a Deus em um autêntico cântico de triunfo. Ele cessa de fazer súplicas, pois entende que  a plenitude dos dons de Deus estava distante dele. Nossas orações não devem conter somente súplicas! Isso demonstra  que temos um conhecimento muito limitado de Deus, devemos declarar que reconhecemos sua santidade, soberania, fidelidade, força e poder. Como está escrito: precisamos "Conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor" Os:6-3. É muito bom glorificar ao nosso Deus, Ele pode fazer muito mais do que o melhor e o mais esforçado dos seus servos deseja. Ele vai muito além das nossas expectativas! Ele pode atender nossas orações de uma forma que não conseguimos entender: mais do que suficiente, em excesso, em superabundância. Nossos pensamentos  expressos  em oração  não se aproximam daquilo que Deus pode fazer por nós e em nós. Tudo é possível ao Espírito de Deus e Ele quer produzir toda a sua plenitude, sua grandeza em nós. "Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes" Jr:33-3.

ESTAMOS PREPARADOS PARA RECEBER TODA  PLENITUDE DE DEUS EM NÓS?



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NOSSO DEUS SOBERANO!

"Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois a ele eternamente. Amém" Rm:11-36
Segundo a sua soberana vontade, Deus tudo criou - céu, terra, mar, o firmamento, seres viventes, e dentre estes o homem, o qual criou de maneira especial; criou-o para o louvor de sua glória à sua imagem e semelhança. Tudo pertence a Deus, porque por ele foi tudo criado. Criados para ele! Ele é sobre toda a sua criação, ''glória, pois a Ele eternamente''. Como criatura e filhos que somos deste Deus criador e soberano, nós, crentes em Jesus Cristo, precisamos exaltar este grande Deus através de uma vida de santificação,  buscando a cada dia, uma íntima comunhão com ele, como Adão e Eva tinham antes de pecar. Isso vamos conseguir  através da leitura diária da Bíblia e prática da mesma. A prática da Palavra de Deus muda o nosso comportamento, pois ela é que limpa e purifica e através dela: vamos testemunhar mais e confiar mais no poder da oração,  e nisso tudo o nosso Deus soberano vai ser exaltado. "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de  suas mãos" Sl:19-1. E nós através de uma vida espiritual autêntica, certamente  vamos fazer a nossa parte!

TENHO FEITO A MINHA PARTE NA EXALTAÇÃO AO NOME DE DEUS?

sábado, 15 de janeiro de 2011

A GRAÇA PERDOADORA DE JESUS!

"Respondeu ela: Ninguém Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais". Jo:8-11
A cena descrita pelo evangelista nos faz pensar num tribunal, de um lado as autoridades religiosas comandando a multidão, representando a acusação, do outro lado Jesus de certa forma forçado pelos acusadores a declarar a culpa de uma mulher surpreendida em um crime e adultério e que ao centro aguardava a sentença. Contudo Jesus não veio para ser juiz, nem para condenar o mundo mas para salvá-lo conforme João:3-17. Conhecendo a hipocrisia daqueles homens, Jesus provocou-lhes as consciências quando disse: ''aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire a primeira pedra'' Jo:8-7. Obviamente todos se retiraram, ficando apenas Jesus e a acusada. Naquele momento a mulher teve a experiência mais maravilhosa de sua vida. Não somente se livrou da morte, mas conheceu Alguém que a perdoou dos seus pecados, com autoridade para dizer-lhe: ''Vai-te e não peques mais''(v.11). Ela teve sua vida transformada pela graça perdoadora  de Jesus. Só Jesus dá paz ao coração e esperança de uma eterna ao seu lado.

Qual tem sido nossa atitude para com os que caem em pecados? Que possamos ser misericordiosos como o nosso Senhor Jesus Cristo!


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE!

"Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir (...) porque a vida é mais do que o alimento e o corpo, mais do que as vestes". Lc:12-22 e 23
Todos nós temos certeza de que estamos enfrentando os últimos dias antes da volta do Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo advertiu-nos sobre estes dias, dizendo: "Sabe porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos dificeis" II Tm:3-1. Tempos difíceis sempre causam ansiedade. Qual é a ansiedade que está sobrevindo ao seu coração nestes dias? O Senhor Jesus diz: "Não andeis ansiosos...". A vida é mais!  Será que podemos entender, compreender quando o Senhor Jesus diz que a vida é mais? Mais em quê? Você tem algo dentro de si que é eterno! que não se satisfaz quando as necessidades do corpo são supridas. Existem outras necessidades dentro de você causadas por necessidades do seu espírito: ansiedade pela falta de comunhão com Deus, medo dos fortes ataques de Satanás nos últimos dias, ansiedade  por uma vida não realizada; você planejou, desejou tanto fazer algo importante durante a sua existência e vê o tempo passar sem nada ter sido feito. Finalmente você pergunta: que devo fazer com essas ansiedades que me assaltam no dia-a-dia que tanto pode ser  do corpo, da alma ou do espírito? Existe um recurso para você! "lance cada dia sobre o Senhor Jesus a sua ansiedade", conte a Ele tudo em oração e diga-lhe que você passa para Ele todas as suas inquietações destes dias difíceis. O texto sagrado diz: "lançando", e isto dá a idéia de que temos de repetir essa experiência diariamente, a ansiedade que lançamos sobre Ele ontem  que nos surgiu por determinados problemas, não nos previne de novas lutas que enfrentaremos hoje e amanhã! Precisamos sempre continuar "lançando" sobre o Senhor Jesus o que nos vier causar ansiedade, e então ela não permanecerá em nós. Procuremos descansar nele, tendo a certeza  de que Ele tomou conta daquele problema que nos afligia e vai dar-nos a vitória na hora certa. O apelo é completo: "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós"I Pe:5-7.  Sim, Ele nos trata como filhos amados, depositemos nele a nossa confiança!

ENTREGA  O TEU CAMINHO AO SENHOR CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ. Sl:37-4

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"O SENHOR É PAZ"

"Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá".Jo:14-27
No meio de uma grande angústia, Gideão descobre que o Senhor é paz e Lhe ergue um altar declarando: "O Senhor é Paz". Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás. Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou o Senhor é paz. (Juízes:6-23). Hoje vivemos cercados de vários perigos e muitas vezes o medo e a angústia  nos atingem. Precisamos de uma experiência, como Gideão para enfrentarmos  as dificuldades com maior segurança e podermos dizer: O Senhor é Paz! Os conflitos os problemas mais intimos que a alma humana enfrenta só vão encontrar  solução no Senhor. A paz verdadeira provém do Senhor Jesus Cristo, Ele é o Príncipe da Paz(Is:9-6), existe uma caminhada a seguir para descobrirmos a paz verdadeira. "Para os perversos, diz o meu Deus,não há paz. Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a Paz (Is:59-8). Os homens envolvidos em seus pecados, andando em seus próprios caminhos, onde há destruição e miséria, desconhecem o caminho da Paz (Rm:3-17). Quando Jesus nasceu, um anjo do Senhor desceu e disse aos pastores: "...eis aqui vos trago nova de grande alegria, que o será para todo o povo, é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor. E subitamente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial louvando a Deus e dizendo; Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens a quem Ele quer bem'' (Lc:2-10.13,14). Quando o homem sinceramente se arrepende do seus pecados e confessa aceitando Jesus como Senhor e Salvador, é perdoado e salvo(Rm:10:9,10), Paulo declarou: "justificados pela fé temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo"(Rm:5-1). Depois de salvos, desfrutamos o andar pelo caminho de Paz! "E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus, e o Deus de paz será convosco". (Fl:4-7,9)

PAZ? SÓ COM JESUS!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

VIDA POR FÉ!

"Ora, a  é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". Hebreus:11-1
A vida de fé é a mais bela que o ser humano pode viver neste mundo; é a vida que Deus quer que cada pessoa tenha; é a caminhada que Deus destinou para o homem andar feliz e seguro, como está escrito: "Visto que andamos por fé, e não pelo que vemos" IICo:5-7, "O justo viverá por fé" Rm:1-17b. Viver pela fé é confiar  na Palavra de Deus e agir de acordo com os seus ensinos. O capítulo 11 de Hebreus traz uma definição bem clara sobre fé e um relato de vidas que aceitaram a Palavra de Deus, agiram pela fé e foram vencedores em circunstâncias mais diversas. Se viver pela fé é confiar na Palavra de Deus, o que ela garante para dar tanta segurança? Disse Jesus: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" Mt:24-35. O profeta Isaías diz: "Seca-se a erva e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece  eternamente" Is:40-8. No livro do profeta Jeremias:1-12 está escrito: "Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir". Deus revelou  com sua palavra, o seu plano para a salvação do homem e a vitória dos seus filhos contra Satanás. Existe uma vida eterna ao lado do Senhor, para aquele que aceita a Palavra de Deus. O Senhor Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entra em juízo, mas passou da morte para a vida" Jo:5-24. A espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, é uma das armas para enfrentar Satanás, podemos enfrentar o inimigo pela fé no que Deus diz: "...resisti ao diabo e ele fugiráde vós"Tg:4-7b. Satanás sabe que ele já está vencido pela vitória de Jesus e que você como filho de Deus, possui o direito de usar o nome de Jesus para resistir-lhe, expulsá-lo em qualquer lugar onde ele esteja atuando. Mas precisamos usar a fé na Palavra de Deus que afirma que o inimigo já está derrotado. "...embraçando sempre o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno" Ef:6-16.
Procure agir sempre pela fé na Palavra de Deus, não nos seus próprios sentimentos, os quais são variáveis e mudarão de acordo com as circunstâncias.
Mas "(...)a palavra do Senhor permanece para sempre" IPe:1-25

sábado, 8 de janeiro de 2011

DEUS! ler João:17-6 a 19 "a oração de Jesus"

"Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer
                                          não  pereça,  mas enha a vida eterna". João:3-16
O texto de João:17 é uma oração de Jesus por seus discípulos, chama-nos a atenção a primeira frase com a qual Jesus se dirige ao seu Pai: "Eu revelei o teu nome à aqueles que do mundo me deste"(v.6). O que significam essas palavras? Nas Sagradas Escrituras o "nome" significa a pessoa, seus atributos e seu caráter. Então o que Jesus fez foi revelar aos seus discípulos quem é Deus. E quem é Deus? Com frequência se ouve a expressão "o velhinho ou o cara lá de cima". Existem aqueles que dizem que Deus criou o mundo, lhe deu corda e se ausentou e apenas contempla à distância aquilo que aqui acontece. Será que Deus é isso mesmo? Alguém indiferente aos nossos sentimentos, medos, desejos, necessidades e alegrias? Não! De maneira alguma, este não é o Deus que Jesus revelou aos seus discípulos. Sua intercessão deixa isso muito claro: "Eu rogo por eles"(v.9); "Pai santo, protege-os em teu nome"(v.11); "Santifica-os na verdade e protege-os do maligno"(v.15,17). Nosso Deus é alguém presente e cheio de amor, Ele se importa conosco. O seu amor não tem limite e jamais acaba, e a maior prova que ele nos deu do seu amor por nós foi entregar Jesus Cristo, seu único Filho, para morrer na cruz do Calvário em nosso lugar, para perdão dos nossos pecados. O nosso Deus também é o bom pastor, que cuida das suas ovelhas e por elas dá sua vida. Deus é aquele que cuida do órfão e da viúva, do necessitado,  o nosso Deus é aquele que convida dizendo: "Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso"(Mt:11-28). Esse é o Deus que Jesus revelou ao seus discípulos.
E Ele é o nosso Deus!

JESUS CRISTO É A MAIOR REVELAÇÃO DO AMOR DE DEUS POR NÓS...
Pão Diário

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DISCERNINDO A "VONTADE DE DEUS" - para obedecê-la!

"Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei"
                                                     Salmo:40-8
Encontramos nos dois primeiros versiculos de Romanos:12 o apelo sério e ardoroso do apóstolo Paulo a uma consagração total a Deus, mostrando-nos que isso nos levará a experimentar a Sua vontade, que é qualificada pelo apóstolo como "boa, agradável e perfeita". Deus requer de nós uma rendição por inteiro. Vejamos:
1)Corpo - "que apresenteis vossos corpos", é uma rendição pessoal: nosso viver como sacrificio vivo estimulado pelo sacrificio de Jesus, e colocado ao serviço do Rei.
2)Espírito - "que é o vosso culto racional", é a adoração pessoal: apropriada, razoável, resultante de verdadeiros princípios.
3)Mente -''transformai-vos pela renovação da vossa mente", é a restauração pessoal: a dedicação da mente às coisas espirituais, trata-se do que chamamos metamorfose, é a transformação do nosso íntimo(Rm:6-4) que se dá através da: meditação diária na Palavra(Cl:3-2), da oração(Ef:6-18), da santificação(I Ts:4-3) e da prática do amor
(IJo:4-7,8). Paulo conclui seu apelo dizendo que mediante a renovação do ser espiritual inteiro iremos descobrir que a vontade de Deus é: "boa, agradável e perfeita".
Corremos atrás de quê então? Da vontade de Deus ou do vento? Se todo suprimento de nossas necessidades está contido na vontade de Deus!

EXISTEM  MOTIVOS DE SOBRA PARA QUE A BUSQUEMOS DILIGENTEMENTE!
 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A "SOBERANIA" DE DEUS - nos afasta do orgulho

"Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus"? Gn:50-19
Vamos compreender este assunto refletindo na vida do Rei Nabucodonosor, um homem tremendamente orgulhoso, que chegou ao ponto de mandar fazer uma estátua de ouro de sessenta côvados de altura e seis de largura. Essa estátua era o símbolo do seu poder. Nabucodonosor era o grande soberano da Babilônia até o dia em que Deus o fez comer capim no campo, como os animais (Dn:4-34). Mas a soberania de Deus quebrou o seu orgulho. No texto de Daniel: 4, podemos acompanhar a  restauração de Nabucodonosor.
1- ele viu a soberania de Deus - "levantei os meus olhos ao céu".
2- ele compreendeu a soberania de Deus - "tornou-me a vir o entendimento".
3- ele declarou a soberania de Deus - "e eu bendisse ao altíssimo".
4- ele deu glória e louvor à soberania de Deus - ''e louvarei, glorificarei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração".
A soberania de Deus não tira o nosso compromisso com o ide e Jesus, mesmo porque ela não é determinista, Paulo diz: "assim pois, cada um dará conta de si mesmo a Deus"(Rm:14-12). Se é dificil entender a soberania de Deus,  três coisas são necessárias: aceitar pela fé, se submeter à ela e orar a Deus para que ele pela sua misericórdia tire qualquer dúvida  sobre o assunto!

"bem-aventurados os humildes de coração, porque deles é o reino dos céus"
  Mateus:5-3

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A "SOBERANIA" DE DEUS - ela nos liberta de explicações!

"Quão grande são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno,  o seu domínio de geração  em geração". Daniel:4-3

Não precisamos ter respostas para todas as perguntas. Ficamos tranquilos quando precisamos dizer a alguém em tempos difíceis: não sabemos, não temos explicações para essa questão. Quem não conhece e já não se valeu deste texto da Palavra em situações complicadas da vida! "as coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei" Dt:29-29. A soberania de Deus nos dá essa tranquilidade...O Senhor chegou ao profeta Ezequiel, mostrou-lhe um vale de ossos secos e perguntou: "Filho do homem, poderão reviver esses ossos"? Ao que respondeu Ezequiel: "Senhor Deus, tu o sabes" Ez:37-3. Não adianta querer explicar o inexplicável, Paulo diz: "Ó profundidade da riqueza, tanto em sabedoria como do conhecimento de Deus"! Rm:11-33a.

Disse Deus a Moisés: "EU SOU O QUE SOU". Êxodo: 3-14a




terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A "SOBERANIA" DE DEUS - ela nos livra da ansiedade!

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juizos, e quão inescrutáveis os seus caminhos". Romanos:11-33
A soberania de Deus não alivia as nossas questões! Ela dissipa a nossa ansiedade! Quando somos capazes de descansar na soberania de Deus, ficamos livres das preocupações. No grande texto de Mateus:6-25 a 34 sobre a ''solicitude pela vida, Jesus exorta: "não andeis ansiosos pela vossa vida...pois o vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas estas coisas''. Neste texto Jesus diz como não se deve viver,
porque Deus sabe de tudo!
- não devemos viver ansiosos;
- não devemos viver desligados;
- não devemos viver desconfiado;
- não devemos viver inseguros.
O apóstolo Paulo diz: ''Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica com ações de graças''. Filipenses:4-6.

Poderá haver algum temor?
NA SUA SOBERANIA DEUS É = 
Supremo, Excelso, Absoluto, Poderoso, Incontestável, acima de qualquer controle.

domingo, 2 de janeiro de 2011

ANO ACEITÁVEL DO SENHOR!

...e apregoar o ano aceitável do Senhor. (Isaías:61-2)


Feliz ano novo! Um próspero ano novo! Cumprimentos, cartões com felicitações. Este é o nosso desejo: sermos felizes e prósperos. Trezentos e sessenta e cinco dias felizes, bem-sucedidos, tranquilos, com saúde, sem problemas financeiros, familiares ou profissionais. Nada de errado com esses desejos! Nós temos sede de felicidade, uma vontade de ser feliz implantada pelo próprio Deus. Mas, será que a expressão feliz ano novo não revela um pouco de inquietação? Inquietação que vem de outros anos que não foram tão felizes nos quais enfrentamos problemas e mais problemas? E, por outro lado, não sabemos como será o amanhã, o que nos aguarda nos próximos dias... Talvez o feliz ano novo não passe de um sonho! Sabemos que a realidade é bem diferente. Há a possibilidade de crises, de guerras, de mortes, de pessoas se acusando, de problemas financeiros, de problemas familiares, etc. Tudo isso é bem real e acontece ao nosso redor. Entretanto quando recebemos Cristo em nossa vida, quando confiamos em Deus, as Escrituras nos dizem que "nos assentamos com ele nas regiões celestiais"(Ef:1-3). Mesmo assim nossa vida aqui na terra nem sempre é um "mar de rosas", muitas vezes passamos por dificuldades e por muitas lutas. Mas que tal pensarmos então em um ano aceitável do Senhor? Sim! Talvez não seja um ano próspero ou tão tranquilo como esperávamos. Mas que seja um ano que possamos aceitar das mãos do Senhor. Que você possa chegar ao final deste ano e dizer, como disse Samuel quando erigiu aquela pedra memorial: "Ebenézer" até aqui nos ajudou o Senhor (ISm:7-12). Um ano em que aceitemos a Deus,  sua vontade e o que ele nos manda.
Um ano aceitável do Senhor!


NÃO HÁ SUCESSO MAIOR DO QUE ESTAR NA VONTADE DE DEUS...