Reunião do Pequeno Grupo

Reunião do Pequeno Grupo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A "SOBERANIA" DE DEUS - nos afasta do orgulho

"Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus"? Gn:50-19
Vamos compreender este assunto refletindo na vida do Rei Nabucodonosor, um homem tremendamente orgulhoso, que chegou ao ponto de mandar fazer uma estátua de ouro de sessenta côvados de altura e seis de largura. Essa estátua era o símbolo do seu poder. Nabucodonosor era o grande soberano da Babilônia até o dia em que Deus o fez comer capim no campo, como os animais (Dn:4-34). Mas a soberania de Deus quebrou o seu orgulho. No texto de Daniel: 4, podemos acompanhar a  restauração de Nabucodonosor.
1- ele viu a soberania de Deus - "levantei os meus olhos ao céu".
2- ele compreendeu a soberania de Deus - "tornou-me a vir o entendimento".
3- ele declarou a soberania de Deus - "e eu bendisse ao altíssimo".
4- ele deu glória e louvor à soberania de Deus - ''e louvarei, glorificarei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração".
A soberania de Deus não tira o nosso compromisso com o ide e Jesus, mesmo porque ela não é determinista, Paulo diz: "assim pois, cada um dará conta de si mesmo a Deus"(Rm:14-12). Se é dificil entender a soberania de Deus,  três coisas são necessárias: aceitar pela fé, se submeter à ela e orar a Deus para que ele pela sua misericórdia tire qualquer dúvida  sobre o assunto!

"bem-aventurados os humildes de coração, porque deles é o reino dos céus"
  Mateus:5-3