Reunião do Pequeno Grupo

Reunião do Pequeno Grupo

terça-feira, 21 de junho de 2011

A HUMILDADE DO HOMEM QUE TEME A DEUS...

''Senhor, o meu coração não é soberbo, nem os meus olhos são altivos; não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim''. Salmo:131-1

''A humildade é a virtude pela qual se reconhece os defeitos e o preparar necessário para se aceitar a ajuda de Deus; confessa seus pecados para receber o perdão, e obtém-se uma mente simples para ser dirigida pela sabedoria divina''(BVN). O dicionário diz que humildade é a virtude  que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Assim é o homem que teme a Deus - pequeno e submisso diante de Deus, simples e modesto diante dos homens. Conta-se que em um domingo, Abraão Lincoln estava no culto, assentado no banco reservado ao presidente, quando pelo corredor central procurando um lugar veio andando um senhor idoso, não encontrando preparava-se para voltar quando um longo braço destacou-se do banco presidencial e uma voz bondosa acompanhou o gesto: ''Sente-se aqui comigo'', tal atitude era bem própria de Lincoln, cujo coração era ''sem soberba'' como o do salmista; aliás, um grande cristão cujas marcas e influência têm atravessado a história de seu país e além-fronteiras. Se há virtude que não pode faltar ao cristão, essa é uma - a humildade! Afinal, o Mestre impõe aos seu seguidores ''...e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração''. Mt:11-29b. Soberba, altivez, grandezas e luxúria, de fato não devem existir no homem e na mulher de Deus. ''...e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes''. I Pedro:5-5b

Nenhum comentário: