Reunião do Pequeno Grupo

Reunião do Pequeno Grupo

domingo, 10 de janeiro de 2010

PODA OU CORTE ?


"TODO RAMO QUE, ESTANDO EM MIM,NÃO DÁ FRUTO,ELE CORTA;E TODO QUE DÁ FRUTO ELE PODA,PARA QUE DÊ MAIS FRUTO AINDA".João:15-2
A poda é uma técnica agrícola usada há milhares de anos e em todo o mundo, seu objetivo é estimular a brotação de novos ramos e aumentar a produção da planta. Ela tem época certa para ocorrer e técnicas diferenciadas dependendo do tipo de planta cultivada. Além disso, exige conhecimento e habilidade do podador. Lendo o texto de hoje,vemos que Jesus se compara com uma videira, cujo agricultor é o Pai. O ramo que não produz frutos, só consome seiva, é cortado, jogado fora, seca e é queimado. O ramo produtivo é podado, para produzir mais. Qual é o fruto que se espera de uma videira? Uva é lógico! Não podemos esperar que produza maçã ou figo, pensando nisso, qual é o fruto que Deus espera de seus filhos? A resposta está no v.12:"O meu mandamento é este:"Amem-se uns aos outros como eu os amei". O fruto que os discípulos de Cristo devem produzir é o amor. Para isso, é necessário permanecer na videira, ou seja em Jesus e no seu amor, obedecendo aos seus mandamentos (v10). Existem muitos cristãos que têm amplo conhecimento da Bíblia e participam de todas as atividades de suas igrejas, mas não demonstram amor a Deus e ao próximo. Já quem age como indica o texto de hoje demonstra amor, preocupando-se com os outros, ajudando-os em suas necessidades materiais ou espirituais, perdoando, encorajando e praticando as atitudes descritas por Paulo em ICorintios:13. Com que propósito Deus poda o ramo que já está danto fruto? Para que produza mais! De quem já está demonstrando amor, Deus tira a parte do galho improdutiva, que só consome seiva - como o egoísmo ou a motivação errada - para que o amor se aperfeiçoe e o Senhor seja glorificado.
"SEJA UM RAMO PRODUTIVO:PERMANEÇA EM CRISTO E DEMONSTRE AMOR"!