Reunião do Pequeno Grupo

Reunião do Pequeno Grupo

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FALANDO EM MORDOMIA..."O Pensamento dominado pela Fé"

A mordomia (ou seja benefício) do pensamento nos leva a ultrapassar a barreira do conhecimento através da fé. O homem natural só acredita naquilo que os seus sentidos físicos podem captar:"se eu não vir o sinal dos cravos na suas mãos...(Jo-20-25), ele precisa ver alguma imagem, objeto, precisa tocar para poder crer, essa é a origem da idolatria, e por isso é tão condenada nas Escrituras. A fé vê o invisível e espera pelo impossível, dessa maneira a fé abre a porta do infinito à nossa mente, não estamos limitados às informações guardadas em nossa memória, mas o nosso pensamento pode avançar, pode ousar sonhar com a vida eterna e saber que isto não é fantasia inoperante, mas esperança que antecipa a glória, a fé é como uma dessas placas de memória que amplia ao infinito o alcance da mente humana. Quanto à memória: "o Ajudador vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito"(Jo:14-26), e esse pleno conhecimento dos ensinos de Jesus é o segredo da paz(v.27). Quanto à avaliação dos dados da memória..."o que é espiritual discerne bem tudo (1Co:2-15) e esse é o segredo da verdadeira sabedoria. Quanto à imaginação:"as coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam"(1Co:2-9), e esse é o segredo do conhecimento das profundezas de Deus. Em relação à elaboração do pensamento: "quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai",o verbo usado por Paulo 27 vezes só em Filipenses traduzido por "pensai" é logizomai, que significa : ponderar, calcular, avaliar. Toda a elaboração mental do mordomo cristão deve passar pelo crivo de Filipenses:4-8.
Isso é mordomia do pensamento.
extraido