Reunião do Pequeno Grupo

Reunião do Pequeno Grupo

sábado, 30 de junho de 2012

O MURO DA INCREDULIDADE

''E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito''. Lucas:24-11

A palavra delírio, ou desvario, retrata bem a impressão que os onze apóstolos tiveram sobre as mulheres recém chegadas da visita ao sepulcro de Jesus. É como se dissessem: ''vocês estão completamente fora de si, estão sonhando acordadas, isto é impossivel''. Devemos lembrar que aqueles homens tinham sofrido um golpe violento, a dor era muito grande, por outro lado, Jesus havia dito tão claramente que ressuscitaria ao terceiro dia. Lucas diz que os onze não creram! O problema dos discipulos foi permitir que as circunstâncias, os fatos, tudo dão adverso, construisse um muro de incredulidade em seus corações. Vemos isto no diálogo dos dois discipulos que iam para Emaús(Lc:24-13). Eles simplesmente perderam o olhar da fé, sua visão tornou-se desfocada do Deus Todo Poderoso para o inimigo cruel, que ainda ameaça. Com certa frequência, este muro de incredulidade começa a se levantar dentro de nós e nós lemos as promessas de Deus, oramos, mas as circunstâncias tão concretas e as vezes tão duras, desviam o nosso olhar do Todo Poderoso. Perdemos o referencial do eterno para nos alimentarmos do efêmero. Então precisamos clamar por misericordia e perdão, e redirecionarmos nossa visão para o Senhor Jesus, Autor e consumador da nossa fé! Pois sem fé é impossivel agradar a Deus!

PRECISAMOS NOS LEMBRAR SEMPRE QUE PARA NOSSO DEUS NÃO HÁ IMPOSSIVEIS.

manancial

quarta-feira, 27 de junho de 2012

FIRMES - Apocalipse:3 - 7 a 12

                             ''Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' Rm:8-31b
 
O texto de Apocalipse faz parte das sete cartas destinadas às sete igrejas da antiga Ásia Menor, reveladas por Cristo a João. É de grande importância conhecer essas sete cartas, pois assim compreendemos o quanto Deus conhece a nossa vida, a nossa fé e as nossas obras. Jesus Cristo elogia os cristãos daquela igreja por guardarem os seus ensinamentos. Eles realmente colocavam a Palavra de Deus em prática e não negavam o seu nome quando eram perseguidos. Como consequência dessa perseverança, Jesus prometeu que os guardaria diante de seus inimigos. Ele não deixaria que nenhuma situação os tirasse do caminho de Deus. Como eles permaneceram firmes em Cristo, ele os manteria firmes nessa fé. Convém observar que os cristãos do primeiro século passaram por várias tribulações, alguns perderam seus bens, outros a familia e muitos a própria vida, mas não perderam a fé e a esperança em Cristo Jesus. Ao comparar a vida daqueles cristãos com a nossa hoje, impressiona a nossa facilidade para abandonar ou deixar de lado a vida com Jesus. Embora tenhamos hoje em geral mais liberdade para ouvir, receber e seguir o evangelho, ao mesmo tempo surgem outras situações que roubam ou tomam o lugar da liberdade do evangelho. Uma das coisas que nos fazem perceber isso é que os cristãos daquela época viviam sob a esperança de que Cristo logo voltaria. Teríamos nós hoje ainda esta expectativa? Temos planos, desejos e muitas realizações em nossa vida e assim deixamos de lado o anseio pela volta de Cristo. Afinal de contas, hoje mais do que nunca a vida terrena parece ser mais interessante do que a outra vida na eternidade! Precisamos reaprender a buscar valores que alguns dos primeiros cristãos buscavam. Eles viviam na certeza de que o mais importante é permanecer com Cristo, pois quando estamos com Deus, temos a promessa da vida eterna.

PERMANECER EM CRISTO É PERMANECER FIRME NO CAMINHO DA VIDA ETERNA!
Pão diário

terça-feira, 26 de junho de 2012

A MELHOR NOTICIA!

''e, voltando ao sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais'' Lucas:24-9

As boas noticias sempre nos enchem de alegria e prazer. As mulheres que seguiram a Jesus estavam vivenciando a melhor experiencia de sua vida:
comprovaram que Jesus havia ressuscitado e já não estava mais no sepulcro. Todas as especiarias que tinham preparado não iam ser necessárias, seu Mestre estava vivo! Ele venceu a morte! Essa a mais marcante experiencia de vida do homem: descobrir que Jesus está vivo e é o seu Salvador. Jesus morreu e ressuscitou por amor da humanidade, por amor de mim e de você. Não há noticia melhor a ser espalhada do que esta. Não podemos ficar calados, enquanto tantos aguardam a mensagem do sepulcro vazio. Assim como aquelas mulheres que imediatamente foram espalhar as boas novas , mesmo correndo o risco de serem chamadas de loucas, nós também devemos transmitir essa noticia a fim de que o evangelho seja espalhado por toda a face da terra. A responsabilidade não é mais daquelas mulheres, mas de cada cristão que já teve seu encontro pessoal com Jesus Cristo.

TENHO CUMPRIDO A RESPONSABILIDADE DE ANUNCIAR QUE O SEPULCRO FICOU VAZIO?


manancial

segunda-feira, 25 de junho de 2012

EXIGÊNCIA PARA ENTRAR NOS CÉUS

''Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus''. Mateus:7-21

Segundo as palavras de Jesus, só há dois tipos de pessoas religiosas: as que falam palavras bonitas e nada fazem para demonstrar sua obediência a Deus e aquelas outras pessoas que, mesmo sem muito falar, demonstram ser obedientes ao Senhor. As do primeiro tipo jamais entrarão no Reino dos Céus. Podem estar na igreja, causar até fortes impressões, parecerem animadas e ativas, mas sendo somente de palavras, de modo nenhum serão participantes do Reino. As do segundo tipo, sem alarde, sem propaganda, humildemente consagram todo o seu viver a Deus, obedecendo ao Senhor em todos os seus caminhos. É destas pessoas que o Reino é composto. Jesus disse na oração modelo: '' Seja feita a tua vontade assim na terra como é feita nos céus''. Os que pertencem ao Reino se preocupam em realizar a vontade do Senhor. Não é fazer qualquer coisa, mas é fazer a vontade de Deus! Este é o teste deixado por Jesus para definir aqueles que pertencem ao seu Reino.
QUE TIPO DE PESSOA RELIGIOSA SOU EU? CUMPRO A EXIGÊNCIA PARA ENTRAR NOS CÉUS?

manancial

quinta-feira, 21 de junho de 2012

ESQUECIDOS?

'' Coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres''. Salmo:126-3
Quando passamos por momentos dificeis na vida, temos a impressão de que Deus se esqueceu de nós. Talvez isso também aconteça com você. Mas quando lemos a Palavra de Deus e O conhecemos melhor podemos entender que Ele deseja a nossa sinceridade. Deus aprecia um coração aberto. Não se ofende quando falamos com ele sobre aquilo que verdadeiramente estamos sentindo. Não precisamos usar máscaras diante de Deus. Ele nos conhece e sonda o nosso coração. ''Antes mesmo que a palavra me chegue á lingua, tu já a conheces interiramente, Senhor''.Salmo:139-4. O rei Davi autor do Salmo 13 apresenta-se a Deus de coração inteiramente aberto, não tem nada a esconder. Até mesmo o seu pecado ele confessa. Perante Deus, Davi expõe suas alegrias e tristezas, suas realizações e frustrações. Você pode até mesmo se sentir constrangido ao ler esse salmo. Como um homem pode questionar Deus de tal maneira? Será que Davi realmente pensava que Deus se esquecera dele? Ao ler todo o salmo, percebemos que racionalmente Davi sabia que isso não ocorrera, mas o seu sentimento diante da situação em que estava era de que Deus se esquecera dele. A nossa vida mesmo como filhos de Deus, é cheia de lutas e provações. Nossa vida não é ''um mar de rosas'' como anunciado por alguns. Jesus mesmo disse que neste mundo teriamos aflições(Jo:16-33). Quem leva a sério a vida cristã neste mundo tem mais cruz do que glória. Sentimos na pele os espinhos da rosa, mas também não precisamos desanimar, quem vive com o Senhor experimenta muitas maravilhas em sua vida. Deus faz coisas grandiosas em nosso favor. É nesta certeza que Davi encerra o salmo: ''Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito''. Que possamos fazer o mesmo.

A PRESENÇA DE DEUS NÃO DEPENDE DE NOSSO SENTIMENTO. AINDA BEM!

Pão diário

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RECEITA DA FELICIDADE

''Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite''. Salmo:1-1 e 2

Certo dia uma manchete de jornal dizia: ''A BUSCA DA FELICIDADE A QUALQUER PREÇO''. O conteúdo desta matéria enfatizava que a vocação do brasileiro para a felicidade nunca foi tão desafiada. E a matéria insistia: ''Os brasileiros teimam, querem ser felizes a  qualquer custo'', e entre linhas o autor desta matéria  fazia sua interpretação histórica do povo brasileiro: ''para adquirir o passe para o mundo ideal, tudo é válido...todos querem o bem-estar sem avaliar a que preço''. As pessoas procuram soluções irracionais. Mas você cidadão do reino de Deus, como tem procurado a sua felicidade? Este belo Salmo 1 sugere uma receita altamente eficaz: ''permanecer nos caminhos do Senhor, confiando somente nele. Colocar em prática os ensinamentos deste salmo, fará de você mais um bem-aventurado, resultado dessa obediência''. Seja hoje mais um bem-aventurado, um mais que feliz, que desfruta do cuidado do Deus vivo! Nosso Deus é fiel, e cumpre o que promete.

PARA SER FELIZ O SEGREDO É CONHECER  A PALAVRA DE DEUS E VIVER SEU ENSINO!

manancial

quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUEM ABRIRÁ O LIVRO?

''Não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro, ou sequer olhar para ele'' Apocalipse:5-3

A mensagem principal que o livro do Apocalipse quer transmitir é de esperança e consolo. Em meio às perseguições constantes, os cristãos daquela época precisavam de uma palavra que lhes desse algum motivo para suportar todo aquele sofrimento e não desistir da fé em Jesus. Eles tinham de lembrar-se de que Cristo veio ao mundo para enfrentar a morte e vencê-la, livrando do castigo eterno aqueles que cressem nele e lhe entregassem sua vida, para um dia viverem sem sofrimento e em santidade na presença de Deus. O destaque do texto de hoje é um livro que ninguém tinha autoridade para abrir. Ele simboliza o plano de Deus para o universo, incluindo o destino das pessoas na eternidade. Interessante é que em lugar nenhum havia alguém que pudesse sequer olhar para ele. Se não soubéssemos que Cristo veio ao mundo e o que ele fez por nós, a nossa realidade seria a descrita neste texto pelo apóstolo João: choro e desespero. Pois nenhuma autoridade, força ou pessoa pode nos dar a vida eterna. Estaríamos totalmente perdidos: não haveria nada o que fazer para conseguí-la sozinhos e ninguém que pudesse nos ajudar. Quando estamos longe de Deus, podemos ser quem quisermos e ter o que gostaríamos, mas nunca experimentaremos a vida verdadeira, apenas uma existência vazia e sem sentido. Graças a Deus por Jesus Cristo, o único que tem poder para abrir aquele livro e dar início aos acontecimentos finais. Isso somente é possível porque ele venceu! Mas essa vitória teve um preço, para que nós pudéssemos encontrar vida, Jesus teve que dar a sua. É a fé neste fato que nos dá a esperança que precisamos para viver neste mundo turbulento e a certeza de que tudo acontecerá como ele prometeu em sua Palavra.

NOSSA ESPERANÇA É BASEADA NO QUE CRISTO FEZ E FARÁ POR NÓS...

Pão diário

quarta-feira, 13 de junho de 2012

UMA CAMINHADA DE FÉ

''Porque andamos por fé, e não por vista''. II Corintios:5-7

Aquele que tem nova filiação, como filho de Deus por Cristo Jesus, não desanima ante as tribulações e aflições desta vida. Veja que Paulo usa a expressão ''bom ânimo'' duas vezes no texto. Mas o segredo de tudo está no versículo acima ''andando por fé''. A diferença fundamental entre o viver do crente e do incrédulo está no andar por fé. O crente anda como que ''vendo o inisivel'', enquanto o incrédulo se contenta só com o que vê, porque não entende as coisas do Espírito
(I Co:2-14). Pense em Moisés e sua caminhada de fé . Ele foi preparado para ser possivelmente um faraó do Egito, mas recusou todas as honrarias e preferiu ser maltratado com o povo de Deus e pela fé deixar o Egito, ele preferiu Jesus aos tesouros do Egito, ele não teve medo do rei, porque ficou firme ''como quem vê aquele que é invisivel''. Se você ainda não iniciou esta caminhada gloriosa - a caminhada da fé, diga ao Senhor: ''Amado Jesus, desejo andar por fé. Aceita-me como teu companheiro nesta jornada. Amém.

CAMINHAR PELA FÉ É SABER QUE DEUS ESTÁ EM TODO LUGAR, SABE DE TUDO E PODE TODAS AS COISAS.

manancial

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A CRUZ QUE ERA NOSSA

''Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram...'' João:19-17 e 18

A crucificação era a forma mais cruel de punir os transgressores, e os romanos a utilizavam para os crimes considerados gravíssimos. A morte na cruz dava ocasião a que o condenado sofresse todo tipo de humilhação. Os fatos de crueldade eram intensificados até que o criminoso expirasse, o que comumente, acontecia depois de ter suas pernas quebradas. Jesus, após ser zombado, esbofeteado, receber a coroa de espinhos, é amarrado ao lugar do seu sacrificio. Com a cruz nos ombros, é objeto da execração publica por onde vai passando. No monte da Caveira que em hebraico(Gólgota), nosso Senhor é executado. Quanto ao sofrimento para quem ''nunca cometeu pecado, nem se  achou engano em sua boca'', esta morte foi substitutiva. Ele morreu no meu e no seu lugar, Jesus morreu a morte do pior pecador para que ninguem fosse excluido da sua graça. Nele há esperança para todo pecador que deseja mudar de vida. As cenas do Calvário devem produzir em nós um eterno senso de gratidão, porque Jesus tomou a cruz que era nossa!

O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA MOSTRAR NOSSA GRATIDÃO AO SENHOR JESUS?
manancial

terça-feira, 5 de junho de 2012

RAZÃO PARA CRER

''Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras''      João:14-11

Jesus teve a preocupação de fazer os discípulos  crerem nele, na sua missão como o Filho de Deus; mas houve aqueles que em circunstâncias desfavoráveis, descreram. Entre eles, Tomé um de seus discipulos (Jo:20-27). O crer é importante, é primordial para a nossa vida cristã. Sem fé, é impossível agradar a Deus. Isto é bem claro na Bíblia(Hb:11-6). Noé porque creu, fez tudo como Deus lhe ordenara e foi salvo, com sua familia, das águas do dilúvio(Gn:6-18). Abraão saiu da sua terra, para uma terra que não conhecia, mas obedeceu porque creu no seu Deus(Gn:12-1 a 5). Foi provado por Deus quando ofereceu seu único filho, Isaque, em sacrificio. Obedeceu porque sabia que o Deus em quem ele cria, tinha poder para ressuscitar Isaque(Hb:11-19). O crer nos dá possibilidade de alcançar o céu, crendo em Jesus como Senhor e Salvador! O crer nos fará buscar forças no Senhor nos dias dificeis, para não desfalecermos. Não sejamos incrédulos, mas crentes, porque o que Jesus Cristo ainda continua realizando em nossas vidas é algo extraordinário e maravilhoso.


EU CREIO A PONTO DE OBEDECER A DEUS NAS COISAS MAIS DIFICEIS?
manancial